sábado, 1 de agosto de 2009

White Star Line



A Oceanic Steam Navigation Company, mais conhecida como The White Star Line foi uma proeminente companhia de navios, mais famosa pelo desastre do seu luxuoso navio de propaganda, o RMS Titanic e por seus irmãos o RMS Olympic e o HMHS Britannic.
Foi fundada em
Liverpool como White Star Line por John Pilkington e Henry Threlfall Wilson, e centrava-se nas trocas Australianas, que tinham recentemente subido depois da descoberta de ouro na Australia. A frota inicialmente era constituida por navios "charter", pelo Blue Jacket (mais tarde renomeado White Star), pelo Red Jacket, pelo Ellen e ainda pelo Iowa. Adquiriram o primeiro navio a vapor em 1863 com a Royal Standard. Um notavél navio chamado Tayleur, cujo destino amaldiçoaria a companhia.
Fundiu-se com outras linhas menores, a Black Ball e a Eagle Lines para formar um conglomerado chamado Liverpool, Melbourne and Oriental Steam Navigation Company Limited. Esta fusão não prosperou e a companhia saiu concentrando-se apenas no serviço entre
Liverpool e Nova Iorque. Os investimentos pesados em novos navios foram financiados por empréstimos mas, o banco da companhia "the Royal Bank of Liverpool", foi à falência em Outubro de 1867 deixando a companhia com um débito extraordinário de £527,000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário